Array
Notícias

Primeiro Hospital Público Veterinário de MG será instalado em Belo Horizonte

Array
Primeiro Hospital Público Veterinário de MG será instalado em Belo Horizonte

O primeiro Hospital Público Veterinário de Minas Gerais será instalado na região oeste de Belo Horizonte. A unidade funcionará no antigo Centro de Saúde Vila Imperial, localizado na rua Pedro Bizoto, no bairro Madre Gertrudes. O hospital, que deve começar a funcionar no final do ano, vai priorizar o atendimento a cães e gatos da população de baixa renda.

Inicialmente, a unidade vai oferecer atendimentos simples e ambulatoriais, assim como as unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) espalhadas pela capital. Uma emenda parlamentar de R$ 500 mil, articulada pelo vereador Osvaldo Lopes junto ao deputado federal Marcelo Aro, ambos do PHS, vai possibilitar a compra de equipamentos e insumos necessários.

A ideia inicial é que a prefeitura não arque com custo algum e opte por parceiras público-privadas com instituições de ensino. Dessa maneira, enquanto a prefeitura oferece um espaço de aprendizado, as faculdades disponibilizam mão de obra especializada. A Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa) vai gerenciar a unidade.

O número de consultórios, equipe e atendimentos ainda não estão definidos, pois dependem de um projeto de engenharia ainda não elaborado.