Array
Notícias

Starbucks vai abandonar canudos plásticos até 2020

Array
Starbucks vai abandonar canudos plásticos até 2020
CEO da rede de lojas

A guerra contra os canudos de plástico está ganhando adesões de peso. A Starbucks anunciou, nesta segunda-feira (9), que até 2020 deixará de usar o acessório em todas as 28 mil lojas no mundo. Estima-se que cerca de 1 bilhão de canudos deixarão de ser descartados. No Brasil, a marca é operada desde março pela SouthRock e conta com 113 lojas.

Para alcançar a meta, a Starbucks desenvolveu e já começou a usar uma tampa nos copos de bebidas geladas de café e chá que dispensa o uso dos canudos. Até agora, cerca de 8 mil lojas nos Estados Unidos e Canadá aderiram à novidade. Em um segundo momento, farão parte do programa as lojas do continente europeu. A companhia também começou a fazer testes em outros mercados – China, Japão, Cingapura, Tailândia e Vietnã. Para os clientes que não dispensam o uso do acessório serão oferecidas opções feitas com papel e de plástico biodegradável.

A decisão ocorreu após a cidade de Seattle, nos Estados Unidos, sede da companhia, proibir o uso de canudos e outros materiais plásticos em restaurantes. A lei está em vigor desde 1º de julho.

Outros exemplos

Em junho, a norueguesa Royal Caribbean anunciou que abandonará os canudinhos plásticos em toda sua frota de 50 navios até 2019 e adotará apenas modelos feitos de papel. Desde o ano passado, os acessórios deixaram de ser oferecidos espontaneamente nos cruzeiros – o que é feito apenas quando o passageiro solicita.

A companhia planeja ainda reduzir o uso de outros plásticos de uso único, como embalagens de tempero, xícaras e sacolas, até 2020. Também faz parte do plano da Royal Caribbean substituir a matéria-prima dos mexedores de café, que serão de madeira, e os feitos para drinques, produzidos a partir do bambu.

No mês passado, o McDonald’s também anunciou que pretende tirar os canudos plásticos de circulação de suas lojas do Reino Unido. Assim, a rede de lanchonetes se junta a outras empresas daquele país que se comprometeram com o governo a reduzir o consumo dessa matéria-prima nos próximos sete anos.

Notícia relacionada
Rio de Janeiro é a primeira cidade brasileira a abolir canudos de plástico