Array
Notícias

Workshop discute os seis anos do Código Florestal com imprensa

Array
Workshop discute os seis anos do Código Florestal com imprensa
Professores Ely Bergo de Carvalho (UFMG)

No último dia 12 foi realizado em São Paulo o workshop “Código Florestal, a Lei pegou!”, voltado para profissionais de comunicação. O evento foi organizado pelo Observatório do Código Florestal (OCF), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, WWF-Brasil, Iniciativa Verde e Envolverde/Carta Capital, e contou com apoio da Norad.

No primeiro bloco foi apresentado o Termômetro do Código Florestal, aplicativo de celular que monitora a regularidade ambiental do meio ambiente rural e a implantação da lei. A ferramenta analisa dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e disponibiliza informações sobre outros instrumentos relacionados ao Código, como o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) e o Programa de Regularização Ambiental (PRA). A pesquisadora do IPAM, Laura Braga, explica que a ferramenta permite à população ter acesso transparente à implementação do Código. “O Termômetro reúne as informações a respeito do Código Florestal de forma simples e rápida, viabilizando controle social da implantação de uma política fundamental para garantir a qualidade de vida de todos”, disse.

Durante o encontro foram apresentados os resultados da pesquisa “Consumo e o Código Florestal”, realizada pelo IBOPE e a Rede Conhecimento Social nas cinco regiões do país com intuito de identificar como a sociedade percebe o Código. De acordo com o levantamento, 82% dos consumidores querem produtos que sigam o Código e 60% se predispõe a pagar um pouco a mais por isso. “O brasileiro está cada dia mais consciente sobre o que coloca em sua mesa, e isso se reflete em suas escolhas de compra”, comentou a coordenadora de Comunicação do IPAM, Cristina Amorim.

Os professores Ely Bergo de Carvalho (UFMG), Raoni Rajão (Lagesa/UFMG) e a secretária executiva do OCF, Roberta del Giudice, lançaram o livro “Uma breve História do Código Florestal – Parte 1”, que de forma concisa apresenta a história da legislação florestal brasileira desde suas raízes em Portugal até 1979. Segundo os autores, no século XIX e XX já existia a preocupação com a conservação dos recursos naturais para a garantia da estabilidade e crescimento econômico. “No Código Florestal do Paraná, em 1907, já se falava sobre a importância de proteger as florestas em defesa dos solos. Já se tinha conhecimento de que o desmatamento pode secar os rios, mudar o clima, prejudicar os solos”, comentou Rajão.

O jornalista Reinaldo Canto, Envolverde e Carta Capital, apresentou os obstáculos em se comunicar temas ambientais no Brasil. De acordo com Canto, “se a perda da biodiversidade já deveria ser suficiente para sensibilizar jornalistas, as mudanças climáticas e a crise hídrica evidenciam ainda mais a necessidade da preservação e da recuperação florestal, cabendo aos nossos veículos de comunicação abordagens permanentes”.

Com informações do Observatório do Código Florestal