Informações Ambientais

Transforme sua casa com minijardins

Transforme sua casa com minijardins
Terrário com suculentas / Crédito: Blog da Arquitetura

Apartamentos cada vez menores e rotinas agitadas dos grandes centros urbanos nos distanciam do meio ambiente. Mas a falta de espaço não é mais desculpa para não ter plantas em casa. Os minijardins são ótimas opções para decorar seu lar e trazer boas energias, além de ser grande aliado contra o estresse e doenças como a depressão.

O terrário (jardim em miniatura), um ecossistema fechado, surgiu no fim do século XIX, quando o inglês Nathanael Ward, médico e colecionador de plantas raras, adaptou um recipiente de vidro no qual pudesse transportar as plantas que descobria nas regiões de clima tropical e também para pesquisar as borboletas.

Além de ser fácil de fazer e cuidar, você ainda pode reaproveitar potes de vidro ou caixas para fazer o seu mini jardim. Segundo a bióloga e especialista em educação ambiental Lilian Ribeiro, para se ter um belo jardim em miniatura só é necessário possuir um ambiente com boa luminosidade. “Além disso, uma boa dose de criatividade também é indispensável. Você pode combinar diversos tipos de plantas para colorir seu jardim, observando o formato e textura das plantas a serem utilizadas e se combinam no mesmo ambiente, ou seja, se é planta que gosta mais do frio ou calor, se gosta de muita ou pouca água, ou seguir um padrão, mas, para isso, é preciso considerar o espaço que você possui, para que sua decoração não fique muito pesada ou até mesmo confusa”, explica.

Para ela, os benefícios dos minijardins são incontáveis. “O ambiente se torna mais leve, o ar mais puro e muitas plantas servem para limpar o ambiente e renovar as energias, trazendo muita energia positiva ao local. Seu jardim se torna mais um canto para você cuidar e se expressar na sua casa, sempre se empolgando pelas novas possibilidades e decorações que podem ser criadas, pois estimula a criatividade, acalma e trás uma sensação de paz e bem estar, sendo uma excelente terapia. Eu recomendo que todos tenham seu próprio jardim de inverno ou terrários (os jardins no vidro), já que é uma atividade que permite que você entre em contato com a natureza, apesar da limitação do espaço”, comenta.

Confira neste vídeo o passo a passo para montar um mini jardim com suculentas.