Array
Informações Ambientais

Aplicativos inspiram boas práticas em defesa do meio ambiente

Array
Aplicativos inspiram boas práticas em defesa do meio ambiente
Crédito: eCycle

A rotina cada vez mais acelerada da sociedade dificulta a adoção de práticas sustentáveis. Ao bebermos água em uma garrafinha plástica, nem sempre há uma lixeira reciclável por perto. No momento do banho, depois de um dia estressante, é comum esquecermos do mundo e gastarmos mais que 20 minutos debaixo do chuveiro. Em contrapartida, os avanços tecnológicos podem ajudar, mesmo que em pequena proporção, a diminuirmos nosso impacto ambiental.

Por isso, apresentamos uma seleção de aplicativos para celular que te ajudam a proteger o meio ambiente, mudar hábitos de consumo e a maneira como você se relaciona com o planeta.

1. Sai Desse Banho

Se você é uma pessoa que perde a noção do tempo quando vai tomar banho, recomendamos o “Sai Desse Banho”, do SWU. A ferramenta conta com diversos cronômetros para administrar seu tempo de banho e um alarme, que emite um ruído realmente irritante, obrigando o usuário a encerrar o banho para desligar o aparelho celular (só não vale desligar o alarme e continuar debaixo d’água, hein?). Ao final do banho, você contará com uma simulação de quantos litros da água foram economizados, bem como um histórico de seus banhos durante determinado período.

2. Galera Animal

Composto por vários joguinhos com temas relativos à sustentabilidade e meio ambiente, esse aplicativo é recomendado para crianças, porém pode divertir até os mais velhos. Há no aplicativo a possibilidade jogar com outro amigo, o que torna o jogo mais desafiador e instigante.

3. Spike Boy

O jogo é uma boa forma para ensinar os pequenos a fazer coleta seletiva do lixo, separando papel, metal, plástico, vidro e orgânico. O herói, Spike Boy, tem que separar os resíduos lançados pelo inimigo para vencê-lo. App simples e educativo.

4. Ride Off Carbon

Esse aplicativo mostra quanto CO2 você emite rodando de carro e o quanto pode reduzir utilizando ônibus ou bicicleta.
Como funciona: Basta abrir o app quando você estiver na rua, e ele calcula tudo.

5. Manual de Etiqueta – Planeta Sustentável

A plataforma, desenvolvida pela editora Abril, apresenta informações sobre como é possível reduzir os impactos ambientais do dia a dia e conservar o meio ambiente. O Manual apresenta dicas de reciclagem de materiais, consumo e economia d’água, comportamento voltado à sustentabilidade social e utilização responsável de energia.

6. Cidade Verde

Jogo educativo com base na plataforma do City Rain. O objetivo é ensinar conceitos de sustentabilidade para as crianças, tornando-os prefeitos de uma cidade que deve respeitar o meio ambiente.

7. Pollution

O app mostra a quantidade de poluição do ar de onde você está ou onde você mora. O aplicativo tem mais de 1.300 cidades e usa a plataforma do Google Maps.

8. Green Tips

A plataforma oferece mais de 100 dicas relevantes sobre meio ambiente e oferece opção de compartilhamento nas redes sociais. É exclusivo para a plataforma Android.

9. Rota de Reciclagem

O Rota de Reciclagem foi desenvolvido em parceria com a Tetra Pak para informar como os usuários podem ajudar no processo de reciclagem, separando e entregando embalagens de leite em pontos de coleta. Mas, além das embalagens de leite, com o app você pode descobrir vários pontos de coleta de qualquer tipo de lixo reciclável na sua região. Ele informa onde estão localizados cooperativas de catadores, empresas comerciais que compram materiais recicláveis e pontos de entrega voluntária.

10. Eco Charger

O Eco Charger é perfeito para quem esquece o smartphone carregando durante horas mesmo que a bateria já esteja carregada. Deixando seu telefone plugado na tomada com a bateria carregada ele continua consumindo em média 1 W. Levando em consideração os bilhões de celulares que existem no mundo, imagine o consumo de energia diário à toa se todo mundo fizer isso? O Eco Charger envia notificações sempre que seu smartphone atingir 100% de bateria para que você se lembre de tirá-lo da tomada. Ele ainda dá informações úteis sobre sua bateria, como temperatura e voltagem.

11. Ingages

Esse aplicativo é feito para quem quer ficar por dentro de tudo o que acontece relacionado ao meio ambiente! A plataforma mostra tudo que está acontecendo mais perto de você, seja projetos para preservação da natureza, pontos de descarte, eventos ou atividades relacionados à conservação da natureza.

12. BNB (BE NICE TO BUNNIES) – aplicativo pago

Este é um guia elaborado pela organização Peta (People for the Ethical Treatment of Animals) que indica quais produtos foram desenvolvidos sem crueldade contra os animais. O app mostra desde maquiagens até materiais de limpeza. É possível procurar por marca, produtor ou tipo de produto.