Array
Informações Ambientais

Aplicativo mapeia rota para 180 cachoeiras da Estrada Real

Array
Aplicativo mapeia rota para 180 cachoeiras da Estrada Real
Cachoeira do Flávio

Após uma boa caminhada, nada melhor do que se refrescar em uma bela cachoeira, conectando-se de corpo e alma com a natureza. Mas os caminhos para chegar a lugares paradisíacos na maioria das vezes é quase um labirinto, confuso e sem informações. Você pode contar com a ajuda de um mapa feito à mão por um morador local, mas nem sempre funciona. Para facilitar o encontro entre aventureiros e cachoeiras, os empresários mineiros Pedro Henrique Mendonça e Rafael Cipriani desenvolveram um aplicativo para celular que auxilia nessa caça ao tesouro.

O aplicativo Cachoeiras Estrada Real permite traçar a rota para 180 cachoeiras em 21 cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O roteiro integra a Estrada Real, caminhos trilhados pelos colonizadores para exploração do ouro. A plataforma foi desenvolvida por meio do Projeto Cachoeiras Estrada Real e é uma realização da empresa Ecoguias em parceria com o Instituto Estrada Real e apoio do Ministério do Turismo e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

De acordo com os idealizadores, a ideia do aplicativo surgiu quando trabalhavam com ecoturismo em Tiradentes e notaram a grande carência de informações sobre cachoeiras. “As pessoas chegavam perguntando como chegar nas cachoeiras. A gente desenhava mapas à mão para tentar ajudar, mas geralmente eles acabavam perdidos”, relata Mendonça.

Rotas

Para fazer as rotas, os empresários foram a cada uma das cachoeiras com GPS específico para captar dados do roteiro. Os caminhos partem sempre da sede da Prefeitura Municipal dos municípios já cadastrados. Também foram produzidas fotos aéreas com drones e subaquáticas, disponíveis na plataforma. As imagens podem auxiliar, por exemplo, quando você chega em uma encruzilhada: há a indicação da direção a seguir e uma foto do local. Vale ressaltar que o aplicativo permite acesso offline, um recurso importante, já que a maioria das trilhas não possui sinal de internet.

A plataforma disponibiliza também detalhes do roteiro como nível de dificuldade de acesso, tempo médio de percurso, dicas de segurança, guias turísticos, características ambientais e ainda se o terreno está localizado em propriedade particular. É possível também verificar pontos turísticos, informações sobre pousadas e restaurantes da rota, além de bancos, postos de gasolina, hospitais, telefones de emergência e contato dos guias e receptivos locais, “tudo geolocalizado no mapa”, segundo Mendonça.

Expansão

O objetivo do projeto é mapear as cerca de 500 cachoeiras que ficam ao longo dos 1.600 quilômetros dos três caminhos da Estrada Real: Caminho Velho, Caminho Novo e Caminho dos Diamantes, que liga Ouro Preto até Parati, no Rio de Janeiro. A primeira parte do projeto, que mapeou 180 cachoeiras do Caminho Velho, foi concluída no final do ano passado.

“A ideia é continuar neste trabalho pioneiro no ramo de guias turísticos virtuais. Queremos criar uma plataforma que pode ser aplicada a outras realidades, como parques, circuitos turísticos e cidades turísticas”, conta Mendonça.

Os sócios também estão firmando outras parcerias para ampliar a abrangência do projeto em aplicativos relacionados à conscientização ambiental do visitante e estímulo a ações para preservação do meio ambiente, como fixação de placas no trajeto e no local a ser visitado, sinalização da direção da cachoeira, manutenção das trilhas, infraestrutura no local, com instalação de lixeiras, e serviço de coleta seletiva.

O aplicativo é totalmente gratuito e foi lançado primeiramente para o sistema operacional Android. Para sistemas iOS, da Apple, o lançamento está previsto para março. Baixe agora e programe sua próxima viagem!