Array
Informações Ambientais

Livros e filmes incentivam crianças a preservar meio ambiente

Array
Livros e filmes incentivam crianças a preservar meio ambiente
Crédito: singrafrn-com-br.web100.redehost.com.br/?p=349

Mais um Dia das Crianças se aproxima e os pequenos já estão enlouquecidos para ganhar presentes. Que tal incentivar a leitura e ainda ensinar as crianças a respeitar e defender o meio ambiente? Crianças conscientes tornam-se adultos transformadores. Confira algumas sugestões de leitura:

– A galinha que sabia ler

A obra conta a história de Pipoca, uma galinha criada como animal de estimação. No sítio onde vive, ela gosta mesmo é de ficar entre os livros da estante do escritório. E, de tanto conversar com eles, acabou aprendendo a ler. Um dia, leu “A galinha dos ovos de ouro”, que contava a história de um homem que criava galinhas e havia descoberto que uma delas botava ovos de ouro. Quando Juvenal, o novo herdeiro do sítio onde Pipoca morava, mudou-se para lá, os problemas começaram. Ao perceber que o riachinho estava quase seco e não havia plantação, apenas uma pequena mata, Juvenal não teve dúvida: queria derrubar a mata, vender a madeira e, depois, se desfazer da propriedade, negociando-a com uma indústria interessada no terreno. Quando soube das intenções de Juvenal, Pipoca resolveu tomar uma atitude que acabou mudando o rumo das duas histórias. Afinal, ela e os livros sabiam que a natureza era a galinha dos ovos de ouro de Juvenal.

Autor: Sandra Aymone
Fundação Educar DPaschoal

– Árvore da Vida – A inacreditável biodiversidade da vida na Terra

Este livro classifica, agrupa e conta um pouco sobre as espécies de cada reino, dando destaque ao Reino Animal. E ainda traz muitas curiosidades fantásticas sobre a biodiversidade no planeta.

Rochelle Strauss
Editora Melhoramentos

– Chapeuzinho Vermelho e o Lobo-Guará

Esqueça o lobo-mau e a floresta. Agora, a casa da vovó fica no Cerrado e quem encontra Chapeuzinho é o Lobo-Guará, que é doido por frutas.

Autor: Angelo Machado
Editora Melhoramentos

– O Menino do Dedo Verde

O Menino do Dedo verde conta a história de Tistu, uma criança diferente de todo mundo. Com uma vidinha inteiramente sua, o pequeno de olhos azuis e cabelos loiros deixava impressões digitais que suscitavam o reverdecimento e a alegria. As proezas de seu dedo verde eram originais e um segredo entre ele e o velho jardineiro, Bigode, para quem seu polegar era invisível e seu talento, oculto, um dom do céu. Até o final surpreendente e singelo. Trata de questões relacionadas com os conceitos de convívio social, ética e cidadania.

Autor: Maurice Druon
Editora: José Olympio

– A Perigosa Vida dos Passarinhos Pequenos

O livro de autoria da jornalista e escritora Miriam Leitão conta a história de uma rebelião iniciada por pássaros pequenos contra a falta de árvores na região em que viviam. Uma fábula ecológica cativante para leitores de todas as idades.

Autor: Miriam Leitão, com ilustração de Rubens Matuck
Editora: Rocco

– A Árvore Generosa

A obra conta a história do amor entre uma árvore e um menino. A árvore é a amiga amorosa que dá tudo ao menino, suas folhas, seus frutos, sua sombra. O menino também ama a árvore, a grande companheira de todos os dias; sobe em seu tronco, se pendura nos galhos, brinca de esconde-esconde. Até que vai crescendo, se torna adolescente, depois adulto. E, pouco a pouco, deixa a amiga de lado. “Estou grande demais para brincar”, diz o menino, que então precisa de dinheiro para comprar “muitas coisas”. A árvore fornece suas maçãs, para o jovem vender. Depois seus galhos, para o homem construir sua casa. E a história acompanha o passar do tempo até a velhice do homem – que até o fim, já bem velho e cansado, é chamado de menino pela árvore.

Autor: Shel Silverstein (com tradução de Fernando Sabino)
Editora: Cosac Naify

– A Última Gota

Tempos de crise hídrica são oportunidade de mostrar às crianças o valor de se preservar o líquido mais precioso do planeta. E o livro infantil A Última Gota pode ajudar. Ele conta a história de Kika, que depois de uma aula na escola fica preocupada com a falta d”água no planeta. Mestre Li a aconselhou a ler a história de Chuvisca, a última gota, que fugia dos exércitos clonadores. Em seu caminho, a gotinha se deparava com muitas cenas de escassez e desperdício. Mas nunca perdeu a esperança de encontrar soluções para o problema.

Autor: Diego, J.L.
Editora: Scipione

– Será que eu compro

Seus filhos costumam pedir para você comprar tudo o que ele vê pela frente? Este livo, da jornalista Rosana Jatobá, pode ajudar a mudar esse jogo. Nele, os protagonistas Lara e Benjamin são apresentados a outras formas de consumo prazeroso, como uma feira de trocas, onde o uso do dinheiro é proibido. Eles aprendem a reutilizar e fazer novos usos de brinquedos, roupas e outros materiais de forma que passam a pensar duas vezes antes de comprar o que quer que seja, influenciando também seus pais. Aprendem a fazer novos amigos e a reutilizar livros em sua escola.

Autor: Rosana Jatobá
Editora: Plano B Editorial

– Seis razões para diminuir o lixo no mundo

Escrito em linguagem poética extremamente lúdica, o jovem leitor descobre a origem da palavra lixo e seus diferentes tipos: a história do lixo na Pré-História, na Mesopotâmia, na Roma Antiga, na Idade Média; a criação do primeiro depósito de lixo do mundo; os primeiros serviços de coleta; as transformações surgidas com a Revolução Industrial, o surgimento das primeiras incineradoras; os 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) na prática; a exploração de recursos naturais, o consumo de energia, a poluição do solo, da água e do ar; os aterros sanitários, o desperdício de produtos reutilizáveis e alimentos, os gastos com a limpeza urbana, a geração de emprego e renda pela comercialização dos produtos recicláveis.

Autor: Nilson José Machado e Silmara Rascalha Casadei. Ilustrações de Vera Andrade.
Editora: Escrituras

– Bichos do Mar

Esta obra convida o leitor para mergulhar na imensidão do oceano e se deparar com informações sobre os mais diferentes tipos de animais marinhos – fósseis, peixes, répteis, mamíferos e aves.

Autor: Estefane Cardinot Reis e Ilustrações de Mauricio Negro
Editora: Gaia Editora

Filmes

A garotada também adora um filme. Que tal comemorar o Dia das Crianças com uma sessão de cinema em casa? Confira algumas sugestões de desenhos infantis que abordam a consciência ambiental e prepare a pipoca!

– O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida

O filme é baseado no livro do Dr. Seuss, que foi um cartunista e desenhista americano responsável por personagens como O Gato de Cartola, Grinch e Lorax. Ted quer conseguir um beijo da garota que gosta, mas ela é uma ativista e completamente apaixonada pela história das Trúfulas, árvores que foram extintas antes dos jovens personagens nascerem. Então acompanhamos a busca de Ted pela última Trúfula e o retorno ao passado de Thneedville, a cidade feita de plástico onde as árvores são mantidas com pilhas.

– WALL-E

A história se passa num futuro distante onde a Terra está destruída e soterrada em lixo. Tudo isso aconteceu por nossa cultura consumista, que não mediu as consequências de seus atos até que o planeta estivesse sem recursos naturais e com tranqueiras empilhadas sobre tudo. Acompanhamos a rotina de WALL-E, um robô coletor de lixo que vive sozinho na Terra, até a chegada de EVA, outro robô, enviada para buscar vida no planeta.

– Minúsculos [Minuscule – La vallée des fourmis perdues]

Um casal sai correndo quando a mulher entra em trabalho de parto e deixa toda a comida do piquenique no local, gerando a trama dessa animação que dura poucos minutos, não tem nenhum diálogo, mas deixa nosso coração cheio de ensinamentos de trabalho em equipe, generosidade e como decisões humanas podem impactar na vida de outros seres, mesmo sendo “apenas” formigas.

– O Mundo dos Pequeninos

O filme conta a história de Arrietty e sua família, pequenos seres que parecem pessoas normais, mas com 10cm de altura, e que vivem no assoalho de uma casa em Tóquio. Com a chegada de Sho, um garoto doente, uma amizade inusitada nasce entre eles. Quando um dos adultos descobre que a casa pode estar sendo habitado pelos “pequenos intrusos” começa uma guerra para extinguir Arrietty e sua família.

– Era uma Vez na Floresta

Abgail, Edgar e Russel vivem felizes na floresta, tal como um rato, uma toupeira e um ouriço devem viver. Eles são amigos e seguem sua rotina como sempre, até que um dia um homem chega na floresta espalhando gases tóxicos e adoece Michelle, amiga deles. Então começa a busca dos três amigos, junto com o tio Cornelius, de uma forma de salvar Michelle e a floresta.

– Princesa Mononoke

Somos apresentados ao Príncipe Ashitaka, que após matar o terrível deus-Javali se vê amaldiçoado pelo mesmo. Angustiado, ele foge da aldeia que lutou tanto para defender e conhece San, a Princesa Mononoke. Em outra aldeia está sendo travada uma luta e, do lado dos deuses-animais, está San, que foi adotada e criada por uma tribo de deuses-lobos. Seu ódio pelos seres humanos que estão destruindo a natureza é enorme e ela com o tempo foi se esquecendo do seu lado humano, até o seu encontro com Ashitaka.