Informações Ambientais

A palavra de ordem é reciclagem

A palavra de ordem é reciclagem

A destinação ambientalmente correta de resíduos e suas embalagens têm ganhado espaço na rotina de milhares de cidadãos. Esta é também a preocupação da TerraCycle, uma empresa que cria produtos verdes a partir de vários tipos de materiais de difícil reciclabilidade que não possuem destinação adequada. A organização criou um projeto, em parceria com diversas empresas, para reciclar centenas de milhares de produtos que vão parar nos lixões. São as chamadas brigadas.

As brigadas são programas de coleta de resíduos difíceis de reciclar, que normalmente são dispensadas por cooperativas de reciclagem. Cada brigada é patrocinada por uma entidade, que paga para que produtos de sua categoria sejam reciclados pela TerraCycle. Os cidadãos são peças fundamentais nesse projeto, já que é por meio deles que a empresa recebe os produtos. Também pode-se formar times de coleta para enviar maiores quantidades de resíduos. Aquilo que viraria lixo é recolhido pelo próprio consumidor e enviado à instituição para ser transformado em novos produtos, que vão desde bancos de jardim reciclados até mochilas feitas com a técnica “upcycle”.

A participação do cidadão em qualquer brigada é gratuita, não há taxa de inscrição e o envio das remessas é pago pela TerraCycle. O interessado deve fazer um cadastro no site e, para enviar os resíduos, deve imprimir uma etiqueta, que pode ser adquirida também gratuitamente aqui.

O mais interessante é que o projeto não restringe o envio de resíduos apenas da empresa parceira, abrangendo qualquer produto da categoria em questão. Por exemplo, ao participar da Brigada de Esponjas Scotch-Brite, você também pode encaminhar esponjas de limpeza doméstica de outras marcas.

Confira os detalhes de cada brigada:

Brigada de Esponjas Scotch-Brite

Para participar, colete o máximo de esponjas de uso doméstico e suas respectivas embalagens. A TerraCycle aceita remessas de diversos tamanhos, mas para garantir que seus pontos sejam computados você deve atingir o peso mínimo de 500 gramas, sendo que cada unidade de resíduo equivale a 8,5 gramas. Não serão computados os pontos para remessas com valores inferiores ao mínimo da brigada. Para reduzir sua pegada de carbono, dê preferência ao envio de remessas maiores (máximo de 30kg) e reutilize caixas para enviar seus resíduos.

Brigada de Perfumes e Fragrâncias – Avon

Colete o máximo de perfumes e fragrâncias e suas respectivas embalagens plásticas ou de papel, como frascos de colônias, body splash, entre outros. Você pode arrecadar resíduos de todas as marcas. A TerraCycle aceita remessas de diversos tamanhos, mas para garantir que seus pontos sejam computados você deve atingir o peso mínimo de 270 gramas, sendo que cada unidade de resíduo equivale a 9 gramas. Não serão computados os pontos para remessas com valores inferiores ao mínimo da brigada. Para reduzir sua pegada de carbono, dê preferência ao envio de remessas maiores (máximo de 30kg) e reutilize caixas para enviar seus resíduos.

Brigada Protetores do Planeta – Coppertone

Colete o máximo de embalagens de protetor solar, loção pós-sol, bronzeador e suas respectivas embalagens. Você pode arrecadar resíduos de todas as marcas. A TerraCycle aceita remessas de diversos tamanhos, mas para garantir que seus pontos sejam computados você deve atingir o peso mínimo de 250 gramas, sendo que cada unidade de resíduo equivale a 25 gramas. Não serão computados os pontos para remessas com valores inferiores ao mínimo da brigada. Para reduzir sua pegada de carbono, dê preferência ao envio de remessas maiores (máximo de 30kg) e reutilize caixas para enviar seus resíduos.

Brigada de Saúde Bucal Colgate®

Colete o máximo de escovas de dente, tubos de creme dental e suas respectivas embalagens. Você pode arrecadar resíduos de todas as marcas. A TerraCycle aceita remessas de diversos tamanhos, mas para garantir que seus pontos sejam computados você deve atingir o peso mínimo de 1.050 gramas (descontando o peso da caixa), sendo que cada unidade de resíduo equivale a 18 gramas. Não serão computados os pontos para remessas com valores inferiores ao mínimo da brigada. Para reduzir sua pegada de carbono, dê preferência ao envio de remessas maiores (máximo de 30kg) e reutilize caixas para enviar seus resíduos.

Brigada de Instrumentos de Escrita Faber-Castell

Colete o máximo de instrumentos de escrita usados e suas respectivas embalagens. Você pode arrecadar resíduos de todas as marcas. A TerraCycle aceita remessas de diversos tamanhos, mas para garantir que seus pontos sejam computados você deve atingir o peso mínimo de 1020 gramas, sendo que cada unidade de resíduo equivale a 12 gramas . Não serão computados os pontos para remessas com valores inferiores ao mínimo da Brigada. Para reduzir sua pegada de carbono, dê preferência ao envio de remessas maiores (máximo de 30kg) e reutilize caixas para enviar seus resíduos.

Conheça todas as brigadas e participe! É responsabilidade de todos cuidar do nosso planeta!