Ações Históricas

Projeto Jaíba

Projeto Jaíba

A Amda, com apoio da Associação Cultural e Ecológica Lagoa do Nado e do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-MG), conseguiu liminar judicial exigindo o licenciamento. Apesar das interferências políticas nos estudos de impacto ambiental, o licenciamento foi feito e a Licença Prévia concedida em 1989, com 49 condicionantes.

Depois disso, a luta foi árdua para que pelo menos parte delas fosse cumpridas. Quando o governo mineiro decidiu implantar a segunda etapa do projeto, já no governo Eduardo Azeredo, a luta continuou e o licenciamento foi feito novamente “a fórceps”, através de outra liminar conseguida pela entidade.

Como resultado, foi criado o Sistema de Áreas Protegidas do Jaíba, até hoje não totalmente implantado. O Parque Estadual da Jaíba teve cerca de 1.000 hectares de florestas derrubadas por invasores “sem terra” que fizeram carvão, patrocinados por empresas de ferro gusa. A Reserva Legal da Etapa 1, pertencente à Codevasf, foi invadida e quase inteiramente destruída por incêndio, pois não tinha estrutura de proteção alguma. A Reserva Legal da Etapa II, a cargo da Ruralminas, também foi invadida.

A pobreza e ausência de recursos para proteger os ambientes naturais que restaram contrastam com os mais de R$ 600 milhões de dólares investidos no Projeto Jaíba.