Projetos


A maioria das pessoas não liga seus hábitos de consumo à exploração de recursos naturais e degradação do meio ambiente.

Diante disso, o Projeto Ciclo de Vida, desenvolvido através de parceria entre a Amda e o Sindiextra, visa mostrar ao público que tudo o que consumimos, direta ou indiretamente, tem uma trajetória que vai "do berço ao túmulo" e que, enquanto consumidores, todos somos responsáveis pela forma como são explorados os recursos naturais, incluindo descarte de resíduos.

Para tanto, são selecionados e pesquisados produtos altamente consumidos pela população. O resultado é publicado aqui, no site da Amda, em linguagem de fácil entendimento, com informações sobre todas as etapas dos processos de produção e consumo de cada um deles. Os textos contemplam desde o primeiro passo de fabricação - exploração/produção das principais matérias primas que irão compô-lo - até seu transporte e distribuição aos centros atacadistas e destinação dos resíduos no pós-consumo. Em cada etapa, serão apontados os potenciais danos ambientais que podem ser causados durante o processo.

Visando possibilitar compreensão plena de que não somos apenas vítimas desses impactos - somos também sujeitos, uma vez que consumimos os produtos que os causaram-, o propósito final desse trabalho é mostrar que, se queremos ver mudanças, precisamos, antes de tudo, adotar novos hábitos. Esses incluem medidas de redução do consumo, reciclagem e outros cuidados.

Em 2008, em sua fase inicial, o Projeto Ciclo de Vida contou também com a parceria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em 2011, o Projeto volta a todo vapor, com textos publicados periodicamente nesta seção do site.

Conheça e divulgue este trabalho. Fortalecer a consciência ambiental individual e coletiva depende de todos nós.


Ciclo de Vida

Agenda

Casa Autossustentável: É Possível?
Terça ambiental
04 de Julho de 2017