Notícias

Empresa brasileira investe em tênis 100% reciclável e vegano

Matéria-prima do calçado é um material parecido com o papel

11 de Junho de 2018
Foto Projeto
Crédito: Dobra

Após o sucesso dos tênis da Adidas, feitos a partir do plástico reciclado dos oceanos, a empresa brasileira Dobra está investindo em um calçado 100% reciclável e vegano. O principal componente do tênis é semelhante ao papel, em termos de aparência e espessura, mas é mais resistente e à prova d'água. Os cadarços são feitos de garrafas PET recicladas e a sola é de PVC totalmente reciclável.

O tênis pode ser adquirido na loja online da empresa no valor de R$190. Ao todo são 80 opções de estampas feitas por artistas de todo o Brasil. Chamado de Tyvek, o material empregado na confecção do calçado é muito utilizado pela construção civil e pela Nasa. Trata-se de um "polietileno de alta densidade" feito com mais de 30% de plásticos reciclados em sua composição.

Além dos tênis, a Dobra confecciona carteiras e porta passaportes ecológicos. Todos são feitos sob demanda para evitar sobras e, por serem veganos, não são utilizados quaisquer itens de origem animal ou que tenham sido testados em animais.

Política verde

Com objetivo de diminuir o lixo gerado, a organização incentiva os clientes a devolverem suas carteiras usadas em troca de descontos em novos produtos. As embalagens, depois de abertas, ainda podem ser transformadas em objetos úteis - como cofrinhos e copos - para evitar o descarte na natureza.