Notícias

Amda e O Boticário entregam mil mudas à Belo Horizonte

Primeira fase do plantio aconteceu no último dia 28 no Parque Estadual da Serra do Rola Moça

05 de Abril de 2018
Foto Projeto
Participantes do plantio de mudas no Parque Estadual da Serra do Rola Moça

Quaresmeiras, jatobás e ipês estão entre as mil mudas entregues à Belo Horizonte pela Amda e O Boticário em comemoração aos 120 anos da capital mineira. Na última quarta-feira (28), 150 mudas foram plantadas no Parque Estadual da Serra do Rola Moça. As 850 restantes serão plantadas no início do período chuvoso de 2018.

A ação visa recuperar a vegetação que margeia as cabeceiras do ribeirão Barreiro, tributário direto do Arrudas e importante manancial que abastece BH. O plantio foi realizado na Vargem da Caveira, área originalmente coberta por exuberante mata de galeria, que foi severamente afetada por incêndios florestais por anos.

Nos últimos seis anos, a área vem sendo objeto de trabalhos de recuperação florestal, com plantio de mudas e monitoramento de espécies invasoras, como o capim meloso. "Se contivermos o fogo mais alguns anos, vamos conseguir recuperar a floresta que protegia estas nascentes", afirmou Dalce Ricas, superintendente da Amda.

Francisco Mourão, biólogo da organização, lembrou a importância da UC, área de transição entre os biomas Cerrado e Mata Atlântica e abrigo de vários animais ameaçados de extinção, como lobo-guará, onça-parda e tamanduá-bandeira.

Segundo Marcus Vinícius de Freitas, gerente do Rola Moça, foram selecionadas 25 espécies nativas da região para o plantio. Freitas parabenizou o trabalho desempenhado pelos brigadistas da Amda. "Eles estão aqui todos os dias, plantando e monitorando as mudas, cuidando do parque. A atuação deles é que faz com que isso se perpetue", comentou.

Também participaram do plantio Janaína Pinheiro, da brigada ICB (Instituto Casa Branca); Ricardo Carvalho, representando o Secretário de Meio Ambiente de Nova Lima, Danilo Vieira; Cláudio Ferreira Costa e Marilaine de Souza Penido, da APA Sul; e os brigadistas da Amda.

Veja como foi o plantio.