Notícias

Shopping retira corujas vivas de exposição após denúncia de maus tratos

Animais ficavam amarrados por 12 horas para fotos com visitantes

02 de Março de 2018
Foto Projeto
Corujas utilizadas na exposição / Crédito: Paulo Toledo Piza - G1

Quatro corujas vivas exploradas na exposição Casa dos Bruxos, que apresenta ambientes temáticos inspirados no universo da saga "Harry Potter", foram retiradas da mostra no shopping Eldorado, zona oeste de São Paulo. A decisão ocorreu nesta quarta-feira (28) após a ativista e apresentadora Luisa Mell denunciar os maus tratos em suas redes sociais.

Uma seguidora fez contato com Mell e disse que os animais estavam presos e amarrados pelas patas. A apresentadora ligou para o shopping e foi informada de que as corujas ficavam cerca de 12 horas por dia na exposição para fotografarem com visitantes.

O shopping Eldorado comunicou que após apuração da denúncia de maus-tratos, as corujas foram retiradas e não voltarão a participar do evento. O estabelecimento também se comprometeu a aumentar a rigidez de sua fiscalização em eventos próprios ou de terceiros nas dependências de seus empreendimentos, ressaltando que não autorizam ou apoiam a exploração animal.

Segundo os responsáveis pela exposição, as corujas utilizadas são de criador autorizado pelo Ibama e os animais tinham permissão para participar de eventos desse tipo. Em nota, a assessoria afirmou que os animais eram alimentados antes de entrar na mostra e ficavam em um ambiente escuro e adequado. Além disso, os visitantes eram alertados para não utilizarem o flash das câmeras e não tocarem nas aves.