Informações Ambientais

Caixas de leite: várias utilidades

Antes de descartar, reutilize a caixa de leite e transforme-a em um vasinho de planta, alimentador para pássaros ou porta-treco

Foto Institucional
Após usada, caixa de leite pode se transformar em vasinho de planta / Crédito: eCycle
11 de Janeiro de 2016

Que tal começar 2016 adotando novos hábitos em prol do meio ambiente? A reciclagem de materiais reduz o desperdício de matéria prima e o gasto com recursos naturais, como água e energia. Para te dar uma forcinha, separamos algumas sugestões para você reutilizar caixas de leite ou suco, bastante consumidas em todo o mundo.

- Formas de gelo gigantes

Limpe bem a embalagem, encha-a com água e coloque-a no refrigerador. Esses cubos de gelo gigantes são ótimos para serem utilizados em coolers para viagens, piqueniques ou festas.

- Armazenamento de líquidos congelados

Limpe bem a embalagem e armazene nela o líquido. Congele o recipiente. Quando retirar a embalagem congelada, não é necessário descongelar o recipiente inteiro, basta cortar a quantidade necessária e, em seguida, retire o papelão em volta do líquido para descongelá-lo. É ótimo para sopas, sobremesas congeladas ou creme de chantilly.

- Caixas de tinta

Corte o topo da caixa e use-a para guardar pequenas quantidades de tinta. Muito útil para retoques na pintura da casa.

- Vasos

Com um pouco de trabalho é possível fazer vasos modernos a partir de caixas de leite por se tratar de um material impermeável. Confira o vídeo.

- Porta-trecos

Corte o topo da embalagem, limpe-a, cubra-a com uma embalagem de presente, papel contact ou outro papel decorativo e use-a para guardar canetas, botões e outros objetos.

- Alimentador para pássaros

Corte um retângulo no meio da caixa, criando um espaço no fundo para guardar a comida. Confira o vídeo.

- Plantadores

Corte o topo da embalagem até a altura desejada e, em seguida, adicione terra e plante sua semente. Quando crescer o suficiente, replante-a em outro recipiente. Pode ser enfeitada com algum tecido decorativo.

- Absorver a gordura de alimentos

Abra a embalagem na parte lateral. Ela pode ser usada para absorver a gordura de alimentos fritos. O papel absorve o óleo enquanto o lado encerado evita que o mesmo vaze.

- Pesos de porta

Embalagens com tampa são ótimas como pesos de porta, basta adicionar areia.

- Coletor de lixo

Retire o topo da embalagem e utilize como lixo. Para evitar insetos ou odores, basta selar a parte superior da embalagem.

- Protetores de chão

Quando for mover cadeiras, mesas ou sofás, simplesmente utilize caixas de leite cortadas em volta dos "pés" do objeto, evitando arranhões e desgastes no chão.

- Artesanato

Caixas de leite podem se transformar em brinquedos, bolsas, carteiras e qualquer outro objeto que sua imaginação desejar!

Agenda