Informações Ambientais

Doe lixo e ganhe recompensas

Iniciativas encorajam consumidores a destinar resíduos para reciclagem em troca de benefícios

Foto Institucional
Crédito: Google imagens
15 de Dezembro de 2014

Os consumidores estão cada dia mais conscientes que seus hábitos afetam o meio ambiente. Pensando nisso, várias marcas internacionais têm investido na reciclagem de produtos e ainda oferecem benefícios aos clientes, como produtos ou descontos.

Conheça algumas dessas iniciativas:

- McDonald's

Em uma filial do McDonald's em Estocolmo, na Suécia, o consumidor pode trocar latas de alumínio por lanches. O cliente deve entregar um determinado número de latas para conseguir um sanduíche. Por exemplo, 10 latas pagavam um hambúrguer ou cheeseburguer, enquanto 40 latas pagavam um BigMac.

- Prêmios

A Environbank, empresa responsável por encontrar soluções quanto à reciclagem de materiais em espaços públicos, desenvolveu a Reverse Vending Machine (RVM), uma máquina de reciclagem. Como recompensa pelo depósito de materiais, as pessoas têm a chance de ganhar viagens de ônibus ou ingressos para cinema.

A máquina foi instalada em Sidney, na Austrália, com expectativa de aumentar as baixas taxas de reciclagem na cidade. A RVM foi projetada para uso em grandes eventos, como shows ou festivais e em shoppings. Mais de 10 mil recipientes plásticos foram coletados nos primeiros três dias de campanha, nas regiões de Haymarket e Circular Quay, com apoio de empresas como o 7-eleven, Unilever e Parmalat.

- Metrô

As estações de metrô de Pequim, na China, se transformaram em pontos de coleta de garrafas PET. Atualmente, existem 34 estações que possuem a Incom, que calcula o valor do depósito a partir de sensores que determinam a composição e peso das garrafas. Os usuários trocam suas garrafas por crédito em seus cartões de passes.

- Banco de reciclagem

No aeroporto de Frankfurt, Alemanha, as garrafas e latas recebidas são convertidas em doações para instituições de caridade. O banco de reciclagem é apoiado por quatro instituições: World Wildlife Fund (WWF), ONG que atua na conservação ambiental; Wings of Help, uma organização de transporte humanitário aéreo; Franfurter Tafel, que doa comida para os necessitados em Frankfurt; e a Franziskustreff, instituição que ajuda os sem-tetos da cidade. Se nenhuma organização for selecionada pelos doadores, os fundos irão automaticamente para a instituição WWF.

- Orgânico

Restos orgânicos por uma xícara de chá gratuita. Assim funciona o Ene Cafe Methane, uma cafeteria localizada em Osaki, no Japão. O material é utilizado na biodigestão, processo que transforma lixo em energia, que será usada para ferver a água do chá, tornando o processo limpo e sustentável.

Os mesmos restos orgânicos também podem ser usados para fertilizar suas plantações, tornando o processo cíclico, em que os vegetais podem ser cultivados a partir do fertilizante, colhidos e consumidos para posterior utilização das folhas e raízes como fertilizantes para as próximas colheitas.

No Brasil, o site Ecycle possui um cadastro de vários postos de reciclagem para diferentes tipos de lixo, como eletrônicos, lâmpadas, metais e eletrodomésticos. O portal direciona o cidadão para o local mais próximo de sua residência ou endereço informado e de acordo com o material que será descartado. Consulte, faça uma destinação adequada de seus resíduos e ajude a preservar o meio ambiente!


Fonte: Ecycle

Agenda

A Mata Atlântica em Minas e no Brasil
Terça ambiental
01 de Agosto de 2017