Informações Ambientais

Cascas de frutas cítricas para limpar superfícies engorduradas

Mistura do material com vinagre branco deve descansar por até duas semanas antes de usar

Foto Institucional
Crédito: cademiacaf.com
15 de Outubro de 2013

Já pensou em utilizar cascas de frutas na limpeza doméstica? Uma receita caseira divulgada no blog Clean, de Rachel Wolf, ensina a fazer uma mistura com cascas de frutas cítricas frescas, como laranja, tangerina e limão, e vinagre branco. Além de não conter substâncias químicas, a mistura é fácil e econômica. Esse limpador é ideal para superfícies engorduradas, especialmente na cozinha.

O preparo é muito simples. Primeiro, coloque as cascas que escolheu em um pote de vidro - você pode reutilizar um pote de azeitona vazio. Em seguida, adicione vinagre, numa quantidade suficiente para o líquido cobrir as cascas.

O passo seguinte é deixar o pote tampado, descansando por uma a duas semanas. Depois desse tempo, a composição estará pronta para uso. Você deve coar o líquido e tirar as cascas. De preferência, coloque a substância em um borrifador.

A designer Alê Passarim testou a receita e aprovou. Em seu relato publicado no blog Super Ziper, ela conta que tem usado o multiuso em superfícies engorduradas da cozinha, como pia, fogão e cantinhos. "Ele realmente limpa bem e tira a gordura sem muito esforço", comentou. Alê pondera que o cheiro é um pouco forte, mas passa logo e dá uma dica: "quando for usá-lo na parte interna do microondas ou geladeira o ideal é deixá-los um pouco abertos após a limpeza".

Agenda

Casa Autossustentável: É Possível?
Terça ambiental
04 de Julho de 2017