Informações Ambientais

Manual do banho

De acordo com campanha da SOS Mata Atlântica, fazer xixi enquanto toma banho economiza 4.380 litros por ano

Foto Institucional
Crédito: maisgloria.com.br
28 de Junho de 2013

Tomar um banho quente e demorado, ainda mais no inverno, é bom para relaxar. O problema é que este conforto traz consigo um super desperdício de água e energia que não é nada legal para o meio ambiente. Um banho de banheira então, gasta quatro vezes mais água e energia que um chuveiro.

 

Por incrível que pareça, cinco minutos é tempo suficiente para um banho e não desperdiça água. Um banho de ducha que dura 15 minutos, gasta 135 litros de água (quase 70 garrafas grandes de refrigerante), enquanto um banho de cinco minutos consome apenas 45 litros. Se o chuveiro for elétrico, são gastos 45 litros em 15 minutos. Já num banho curto, o consumo cai para 15 litros. Multiplique isso pelas pessoas da sua casa e veja quanto pode ser economizado com essa pequena mudança.


Fique atento também se há algum vazamento no chuveiro. Um furinho de mais ou menos dois milímetros no encanamento desperdiça, aproximadamente, 3.200 litros por dia, que equivalente a 1.600 garrafas de refrigerante.

 

Outra dica é em relação ao abrir o chuveiro para esperar a água esquentar. Enquanto ela não está na temperatura ideal para você, coloque um balde. Assim, ao invés da água ir para o ralo, ela poderá ser usada para qualquer outra utilidade, como molhar as plantas, passar pano na casa, lavar o chão do quintal ou o carro.

 

 

Fazer xixi no banho
Para os mais radicais tem até a campanha "Xixi no Banho", da Fundação SOS Mata Atlântica. De acordo com a entidade, ao fazer xixi enquanto toma banho, são economizados 12 litros de água por dia que seriam gastos em uma única descarga. Por ano, isso significa uma economia de 4.380.

 

 

Fonte: http://atrevidinha.uol.com.br/atrevidinha/beleza-idolos/88/artigo226165-1.asp.htm

Agenda