Tudo começou em 1978, final do governo Geisel

A história da Amda mistura-se com a história da política ambiental em Minas.

Em um momento em que o Brasil vivia sob o regime militar, com fortes restrições à liberdade individual, um grupo de estudantes de ciências econômicas e biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) começou a se reunir para discutir um tema que ainda não fazia parte dos campos de interesse da maioria da sociedade: meio ambiente. Dele nasceu a Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda).

Os fundadores da Amda, em sua maioria egressos do movimento estudantil contra a ditadura militar, foram visionários. Para eles, a defesa do meio ambiente não podia pautar-se no “verde pelo verde”. Teria de considerar fatores políticos, econômicos, culturais e sociais e ser pacifista por princípio. A visão hoje é consagrada, mas naquela época foi algo inédito.

Ciclo de Vida

É comum não ligar hábitos de consumo à exploração de recursos naturais e degradação do meio ambiente.

Por meio do Ciclo de Vida mostramos ao público que tudo o que consumimos, tem uma trajetória que vai “do berço ao túmulo”. Enquanto consumidores, todos somos responsáveis pela forma como são explorados os recursos naturais, incluindo o descarte de resíduos.

Selecionamos produtos altamente consumidos pela população e analisamos o seu impacto. O resultado é publicado aqui, em linguagem de fácil entendimento, com informações sobre todas as etapas dos processos de produção e consumo de cada um deles.

Contato

Estamos aqui para ouvir sua voz em prol do meio ambiente.
fale conosco